Unemat inaugura novo espaço do Núcleo de Práticas Jurídicas em Pontes e Lacerda
Núcleo agora atende na Avenida José Martins Monteiro, nº 1241, no centro; atendimentos à comunidade são realizados mediante agendamento
Por Nataniel Zanferrari
17/10/2025
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) inaugurou, na manhã de ontem (15), o novo espaço do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) em Pontes e Lacerda. O Núcleo agora atende na Avenida José Martins Monteiro, nº 1241, no centro de Pontes e Lacerda, próximo à agência dos Correios.
Funcionando em Pontes e Lacerda desde 2017, o Núcleo de Prática Jurídica possui o objetivo de proporcionar uma formação prática aos estudantes do curso de Direito e, ao mesmo tempo, oferecer assistência jurídica gratuita à comunidade. Os atendimentos são realizados durante o período letivo, quando os estudantes estão em aula.
Neste semestre, os atendimentos na área cível ocorrem às segundas, terças e quartas-feiras, no período vespertino. A área penal é atendida às terças, quartas e quintas-feiras, também à tarde. Já os atendimentos na área trabalhista são realizados às quartas e sextas-feiras, no período matutino. Todos os atendimentos são realizados mediante agendamento, que pode ser feito pelo WhatsApp (65) 3266-3250 ou presencialmente no NPJ.
No início das atividades, os atendimentos eram restritos à área cível, mas, a partir de 2018, passaram a abranger também a área penal e, em 2023, foram ampliados para a área trabalhista. Desde 2017, o NPJ do Câmpus de Pontes e Lacerda realizou 1.041 atendimentos à comunidade, teve 711 processos ajuizados e 178 soluções extrajudiciais de conflitos.
“O Núcleo de Práticas Jurídicas se estabelece como um pilar de impacto social e acesso à justiça para a comunidade de Pontes e Lacerda e toda a região”, destaca o diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Pontes e Lacerda, Luiz Juliano Valério Geron. “Sua existência e manutenção são imperativas para o desenvolvimento da cidadania, a pacificação social e a consolidação de uma sociedade mais justa e igualitária”, expressa o diretor.

A inauguração contou com a juíza Djessica Giseli Kuntzer, a promotora de Justiça Mariana Batizoco Silva Alcântara, os defensores públicos Henrique Luis Cotting dos Santos, Valderi Machado de Carvalho e Vitor Lima Nava Martins e os delegados João Paulo Berté e Rômulo Schifer, bem como Edison Oliveira de Souza Júnior, representando a subseção de Pontes e Lacerda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o vereador Carlos Henrique Ferreira Alencar, o Carlinhos.
Além das autoridades judiciárias, também estiveram presentes as autoridades acadêmicas: a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria; o diretor administrativo e o diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus de Pontes e Lacerda, Claudeir Dias e Luiz Juliano Valério Geron, respectivamente; o diretor da Faculdade de Linguagem, Ciências Agrárias e Sociais Aplicadas, Edson Sayuki Eguchi, os coordenadores dos cursos de Direito, Alex Fabiano, e de Letras, Adélia Lima.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- O super-herói de 1 milhão de mudas
- Parceria entre Unemat e 29 instituições consolida base de dados única sobre abelhas brasileiras
- Unemat lança edital de fomento para Eventos de Inovação em 2026; propostas podem receber até 10 mil reais
- Nota de pesar
- Unemat divulga eleição para membros da CPA e Copad
- Câmpus de Pontes e Lacerda abre inscrições para eleição dos colegiados
- Matrícula dos aprovados no SiSU/Unemat deve ser feita até dia 7
- Nota de pesar