Unemat e parceiros realizam plantio de mudas nativas para uma agropecuária mais sustentável no Vale do Araguaia
Por Assessoria de Comunicação
17/03/2025

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com The Nature Conservancy (TNC) e Grupo RZK Agro, iniciou o plantio de mudas de baru, jatobá e cajuzinho-do-cerrado na Unidade Demonstrativa Sustentável (UDS), localizada na área experimental da Unemat no câmpus de Nova Xavantina. Até o momento foram plantadas cerca de 1000 mudas fruto da parceria.
A iniciativa faz parte das ações do Núcleo de Agropecuária Regenerativa e Sustentável do Araguaia (Regenera), que visa promover Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (Sipa), restaurando áreas degradadas e fortalecendo práticas agrícolas sustentáveis na região.
As mudas utilizadas na ação foram produzidas no viveiro de mudas da Unemat, por meio do projeto Plantando Florestas no Araguaia-Xingu, uma parceria entre a universidade e o Grupo RZK Agro que teve início em 2024. O viveiro desempenha um papel essencial na recuperação ambiental, fornecendo mudas de espécies nativas para restauração ecológica e integração com sistemas produtivos sustentáveis.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Joaquim Manoel da Silva, doutor em Genética e Biologia Molecular, o objetivo do Plantando Florestas é a produção de mudas de espécies nativas do cerrado, com alta diversidade, como ferramenta prática e científica para restauração de áreas degradadas concomitantemente com a melhoria da paisagem da região do Araguaia-Xingu. “Entre os muitos resultados esperados, está estabelecer protocolos que propiciem alternativas de reflorestamento e monitoramento dos modelos de plantio com alta diversidade”, aponta Joaquim.
A UDS, local onde as mudas foram plantadas, é uma parceria Unemat e TNC que funciona como um espaço de pesquisa, extensão e ensino, servindo de referência para agricultores, estudantes e técnicos interessados em práticas agropecuárias regenerativas. Além da recuperação do solo e dos recursos naturais, o projeto contribui para a redução de carbono, promovendo um equilíbrio entre produção e conservação ambiental no Vale do Araguaia.
A iniciativa reflete o compromisso da Unemat com a inovação e sustentabilidade, incentivando o envolvimento da comunidade acadêmica e do setor produtivo na construção de um modelo agropecuário mais resiliente e alinhado à conservação da biodiversidade local.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Prazo para recurso vai até domingo (25.05)
- Unemat abre inscrições para vagas remanescentes
- Unemat contrata docentes para atuar no Programa Nacional de Formação de Professores
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Unemat divulga eleição para membros da CPA e Copad
- Câmpus de Pontes e Lacerda abre inscrições para eleição dos colegiados
- Matrícula dos aprovados no SiSU/Unemat deve ser feita até dia 7
- Inscrições para Casa de Estudante Universitário(a) iniciam em 1º de fevereiro
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro