Unemat 45 anos

Sessão especial da Assembleia Legislativa homenageia 45 anos da Unemat

Mais de 30 profissionais receberam Moção de Aplauso

Por Danielle Tavares
29/09/2023

(Foto: Deivid Fontes)

A cidade de Cáceres (217 Km da capital Cuiabá) foi sede da sessão especial da Assembleia Legislativa (ALMT), em comemoração aos 45 anos de criação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Requerida pela deputada Janaina Riva e presidida pelo deputado Thiago Silva (ambos do MDB), a sessão ocorreu nessa terça-feira (25/09). Na solenidade, a Assembleia Legislativa concedeu 35 Moções de Aplausos aos primeiros diretores, professores de câmpus e ex-alunos, assim como docentes e profissionais técnicos do quadro atual.


"Quero prestar homenagem aos 45 anos da criação da nossa universidade, que considero ser o verdadeiro patrimônio educacional do Estado de Mato Grosso. A Unemat possui uma rica história, um legado exemplar de formação acadêmica e profissional, contribuindo durante todo esse tempo com a educação de excelência e preparando milhares de estudantes para os principais postos do trabalho”, afirmou ao iniciar a Sessão, o deputado Thiago Silva, que é presidente da Comissão de Educação da ALMT. 




A deputada Janaina Riva destacou seu apoio ao fortalecimento da universidade. “Homenageio a Unemat, nos seus 45 anos, instituição que vem trazendo aos mato-grossenses o acesso ao Ensino Superior, de uma forma descentralizada. Esta sessão demonstra o nosso carinho e comprometimento com a Unemat, e o fortalecimento do ensino superior gratuito. Fica aqui a minha admiração e o meu abraço a todos os profissionais que construíram a Instituição, e o compromisso de que estaremos juntos, por mais muitos anos, defendendo a Universidade do Estado de Mato Grosso”, disse a Parlamentar em mensagem de áudio, transmitida durante o evento. 


A reitora, Vera Maquêa, enfatizou o papel da Unemat para o desenvolvimento do estado e a relevância do apoio do Legislativo estadual. "A Assembleia Legislativa sempre nos apoia em nossas demandas para que possamos oferecer o que há de melhor a nossos alunos. Formar pessoas, fazer pesquisa, fazer ensino de graduação, de pós-graduação, fazer extensão universitária e receber essas homenagens é uma honra muito grande para nós. Estou reitora, mas eu reconheço que, antes de mim, inúmeras pessoas contribuíram para que a gente chegasse até aqui", declarou.




A reitora destacou, ainda, que os 45 anos de história da Unemat são feitos de desafios e lutas para oferecer educação pública, gratuita e de qualidade. “Nossos pesquisadores estão entre os melhores do mundo, temos parcerias internacionais com vários países e eles estão lá dentro produzindo ciência, tecnologia e inovação em nível de igualdade. O nível da educação que nós fazemos em Mato Grosso está no nível das grandes universidades do mundo".


Moção de Aplausos concedida pela Assembleia Legislativa (ALMT)


Primeiros diretores de Câmpus

1. NILTON DE SOUZA ARANTES - Alta Floresta

2. ISAURA MANCETE DUTRA  - Colíder 

3. LAUDEMIR LUIZ ZART  - Sinop

4. MARION MACHADO CUNHA -  Juara 

5. MARIA ELOISA MIGNONI  - Nova Mutum 

6. ROBERTA LEAL RAYE CARGNIN  - Diamantino

7. ELIAS BORTOLI  - Tangará da Serra

8. JÚLIO CÉSAR GERALDO  - Barra do Bugres

9. LUZIANO PEREIRA MENDES LIMA - Pontes e Lacerda

10. CELSO FANAIA TEIXEIRA - Cáceres

11. EDILEUSA GIMENES MORALIS  - Alto Araguaia

12. BEATRIZ SCHWANTES MARIMON  - Nova Xavantina

13. LUIZ CARLOS PEREIRA PAIVA -  Luciara  


Primeiros Professores da Instituição

1. ANTONIO CANDIDO DE AZAMBUJA RIBEIRO

2. PADRE GERALDO JOSÉ DOS SANTOS

3. IARA CORREA RASCHEJA

4. JOÃO LUIZ DA COSTA

5. LETÍCIA EMA CAPPI AGUIAR

6. MARLY AUXILIADORA ABREU SILVA

7. MATHYS JACOBUS M. FEYEN

8. D. MÁXIMO BIÉNNÉS

9. NOELI IZABEL MARCHI

10. VERA REGINA MARTINS E SILVA


Professores do quadro atual

1. BEATRIZ SCHWANTES MARIMON – Nova Xavantina

2. WILLIAN KRAUSE – Tangará da Serra


Profissionais Técnicos 

1. VALTER GUSTAVO DANZER - Faespe

2. ELIANE DE CARVALHO – Cáceres- Reitoria

3. ROSELI RIBEIRO MAMEDE  - Sinop

4. DIVA RODRIGUES DA SILVA GUIMARAES – Tangará da Serra

5. MARILAINE ROCHA - Reitoria

6. SAMUEL LONGO – Cáceres – Reitoria

7. MARIA APARECIDA FERREIRA MENDES – Cáceres - Campus


Ex- Alunos

1. PEDRO PAULO PINTO DE ARRUDA FILHO  

2. SALETE OEGAIR TRAMARIN NEVES DE OLIVERIA CARVALHO  

3. DANIEL FERRAZ BUHLER  



Unemat 45 anos


A Unemat, desde sua criação, vem desenvolvendo ações pioneiras para atender à população de Mato Grosso e às demandas específicas do Estado, tanto para formação de professores como para formação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. 


No dia 20 de julho de 1978, foi criado o Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc), que traz em sua história a marca de ter nascido no interior, com a meta de promover o ensino superior e a pesquisa. Em 19 de dezembro de 1985, o Poder Executivo Estadual institui a Fundação Centro Universitário de Cáceres (Fcuc), vinculada à Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Mato Grosso. Em 17 de julho de 1989, passa a denominar-se Fundação Centro de Ensino Superior de Cáceres (Fcesc). Em 16 de janeiro de 1992, passa a denominar-se Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso (Fesmat), época marcada pela expansão para outras regiões de Mato Grosso. O primeiro núcleo criado fora de Cáceres é o de Sinop, em 1990, seguido pelos de Alta Floresta, Alto Araguaia, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Luciara em 1991, Barra do Bugres e Colíder em 1994, Tangará da Serra, em 1995, e Juara, em 1999.


Em 15 de dezembro de 1993, institui-se a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), transformando em câmpus os antigos núcleos pedagógicos. Em setembro de 2013, a Unemat recebe em transferência os cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Educação Física e Administração oferecidos pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (Uned) e, em dezembro do mesmo ano, a Universidade assume os cursos da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova), passando a ter 13 câmpus.


Atualmente, 23 mil alunos são atendidos pela Unemat em 13 câmpus, 21 núcleos pedagógicos e 27 polos educacionais de Educação a Distância, estando presente de forma indireta, em todo o Estado. A Instituição conta com 60 cursos presenciais de oferta contínua, além de 85 turmas em modalidades diferenciadas. Já na pós-graduação, a Unemat possui 26 programas totalizando 31 cursos, sendo três doutorados em rede e cinco doutorados institucionais, sendo um profissional e quatro acadêmicos; 23 mestrados, sendo 11 mestrados acadêmicos e 12 mestrados profissionais. Temos também dois doutorados interinstitucionais e um mestrado interinstitucional. 



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!