Universidade Estadual de Alagoas e Unemat trocam experiências sobre modalidades diferenciadas de ensino
Reitor da Uneal está em visita oficial com objetivo de aprender mais sobre as modalidades diferenciadas de graduação que a Unemat oferta
Por Nataniel Zanferrari
29/11/2024
O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo de Morais, está em visita oficial à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com o objetivo de aprender mais sobre as modalidades diferenciadas de graduação que a Instituição mato-grossense oferta.
Acompanhado de sua assessora Adenize Acioli, o reitor da universidade alagoana foi recebido pela reitora da Unemat, Vera Maquêa, na tarde de ontem (28), no Gabinete da Reitoria, em Cáceres.
Vera apresentou a Unemat à sua contraparte alagoana, relatando a história da Instituição, de seu nascimento em Cáceres à sua expansão pelo Estado, e também a estrutura atual da Universidade, que abrange todas as regiões de Mato Grosso.
O reitor alagoano enfatizou a riqueza de ideias que a troca de experiências traz, já que também ofertam modalidades diferenciadas, como programas de graduação para quilombolas, indígenas e servidores públicos “Tínhamos conhecimento dessas experiências executadas pela Unemat, então viemos aqui para entender melhor este processo e saímos daqui extremamente felizes em entender como a Unemat, por meio dessas modalidades, tem chegado a espaços diferenciados, espaços que muitas vezes não são ocupados pelos cursos tradicionais, de oferta contínua”, disse Odilon.
Odilon explica que, em Alagoas, há muitos vazios geográficos sem nenhuma oferta de cursos de graduação por instituições públicas de Ensino Superior. “Vamos, a partir da conversa que tivemos aqui, organizar nossa experiência para que também possamos levar para o povo de Alagoas esta oferta de cursos, especialmente para lugares em que não há oferta contínua de cursos. Aprendemos muito hoje e saímos daqui com grandes ideias, com a possibilidade de avançarmos bastante em nossa instituição”, afirma. “A experiência feita aqui na Unemat é bastante exitosa, a capilaridade pelo Estado de Mato Grosso nos impressionou muito. Saímos daqui com uma missão bem clara do que queremos, a partir da experiência na Unemat, para que possamos adaptar à nossa realidade”, garante Odilon.
Assessora da reitoria da Uneal, Adenize Acioli assegura que há uma intenção prática de se criar um setor específico que possa trabalhar exclusivamente com este tipo de oferta. “E por que vir para cá? Porque também temos uma certa expertise em cursos de oferta única, que podemos comparar os formatos de oferta”, afirma Adenize, que acaba de deixar a Pró-Reitoria de Graduação para implementar e coordenar um setor específico para gestão das modalidades diferenciadas. “Por exemplo, vemos como são ofertados os cursos a distância e os cursos para indígenas, que também ofertamos, e podemos comparar”, completa o reitor Odilon.
A reitora Vera Maquêa indica que a importância da visita de outras instituições de Ensino Superior, sobretudo da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), da qual a Unemat faz parte, reside na comparação de diversas experiências com as quais os gestores podem aprender e aproveitar. “Hoje, ao mesmo tempo que nós apresentamos nossas modalidades diferenciadas para a Uneal, também aprendemos muitas práticas exitosas deles que podem ser implementadas na nossa Instituição”, expressa Vera. “Portanto, devemos comemorar qualquer intercâmbio entre universidades públicas estaduais”, declara a reitora.
A recepção também contou com o vice-reitor Alexandre Porto, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Nilce Maria, e a profissional técnica Valdivina Vilela Bueno Pagel, que atua na Diretoria de Gestão de Regulação do Ensino Superior, além do diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus do Médio Araguaia, Heitor Kirsch. Localizado em Luciara e com forte atuação também nos municípios de Confresa, São Félix do Araguaia e Vila Rica, o Câmpus do Médio Araguaia é um dos principais exemplos de sucesso na implementação e execução de cursos em modalidades diferenciadas, em conjunto com a Faculdade Multidisciplinar do Médio Araguaia (Famma).
A visita seguiu nesta sexta-feira (29) na Cidade Universitária, em Cáceres, onde foram acompanhados por Vera, Porto, Nilce Maria e pelas diretoras do Câmpus Universitário Jane Vanini, Anderluci Zanetti e Rinalda Bezerra Carlos. Os visitantes assistiram o treino dos alunos de badminton paralímpico e atletismo no Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Cáceres (CRPB-Unemat) no complexo esportivo da Unemat. Na sequência, visitaram a exposição ‘MT Expedition 1931’ no Centro de Pesquisa e Museu de Humanidades Alaíde Montecchi (Mham). A visita concluiu-se na Sede Administrativa, onde os convidados viram de perto as obras de reforma e ampliação da Reitoria da Unemat.
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Unemat oferecerá 2.310 vagas em 2025 para candidatos que fizeram o Enem 2024
- Unemat anuncia seletivo para contratação de 264 professores temporários
- Unemat oferta 14 vagas para doutorado em Educação
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro
- Unemat divulga eleição para membros da CPA e Copad
- Câmpus de Pontes e Lacerda abre inscrições para eleição dos colegiados
- Matrícula dos aprovados no SiSU/Unemat deve ser feita até dia 7
- Inscrições para Casa de Estudante Universitário(a) iniciam em 1º de fevereiro
- Inscrições para Vestibular Unemat 2025 são prorrogadas até 4 de novembro